O Consórcio Internacional de Crescimento Fetal e Neonatal pro século 21, ou INTERGROWTH-21st, é uma rede global e multidisciplinar de mais de 300 pesquisadores e clínicos de 27 instituições em 18 países em todo o mundo. Estamos dedicados a melhorar a saúde perinatal globalmente e empenhados em reduzir os milhões das mortes neonatais evitáveis ​​que ocorrem como resultado do parto prematuro ou crescimento intra-uterino pobre.

Para atingir esse objetivo, precisamos de normas internacionais de crescimento para medir e melhorar o atendimento clínico pras mães e nenês, e comparar os resultados entre as populações. Essas normas existem para monitorar o crescimento de bebês e crianças. Eles são os Padrões de Crescimento Infantil da OMS, e sua publicação em 2006 foi uma realização importante. Estas normas, com uma base científica, são usados ​​em todo o mundo.

Porém a contrapartida fetal e neonatal tem faltado, o que nos levou a implementar o projeto INTERGROWTH-21st. Nosso objetivo foi estender os Padrões de Crescimento Infantil da OMS para o período fetal e neonatal e dar ferramentas para a continuidade dos cuidados desde a concepção até 5 anos de idade.

O Consórcio INTERGROWTH-21st implementou três estudos baseados na população que usaram métodos normalizados e protocolos clínicos e de pesquisa. Coletamos um banco de dados bem rico com informação sobre a saúde, crescimento e nutrição desde a gravidez até o início da infância. Quase 60.000 mulheres e recém-nascidos nos cinco continentes participaram, tornando o projeto INTERGROWTH-21st a maior iniciativa de colaboração no campo da pesquisa em saúde perinatal até o momento.

Os dados do INTERGROWTH-21st fornecem uma visão única para o crescimento e desenvolvimento pro século 21. Os resultados também dão novas maneiras de classificar nenês prematuros e pequenos pra idade gestacional. Além disso, temos produzido uma nova equação internacional para estimar a idade gestacional através de ultra-som no início da gravidez, baseado nos primeiros padrões internacionais de comprimento cabeça-nádega. Também, temos desenvolvido os recursos necessários para capacitar a adoção e scale-up destas ferramentas em tudo os níveis do sistema de saúde.

Ao melhorar a capacidade dos médicos para monitorar o crescimento e desenvolvimento, padronização de métodos de pesquisa, e fornecimento dos programas e formuladores de políticas de saúde materna e neonatal com ferramentas novas, práticas, e internacionais, acreditamos que podemos melhorar a saúde das mulheres e recém-nascidos em todo o mundo.